Varicocele

A Varicocele é uma dilatação anormal das veias na região testicular (veias escrotais aumentadas), principalmente do cordão espermático. Trata-se de um processo semelhante ao que ocorre nas veias varicosas (varizes) que aparecem nas pernas, por exemplo. Geralmente é um problema que acomete homens após a puberdade e pode ser associada como uma das principais causas de infertilidade masculina.

Principais sintomas relacionados à Varicocele:

– Dor no Testículo (sintoma mais comum)

– Sensação de Peso no(s) Testículo(s) (tendo piora ou melhora ao deitar)

– Atrofia do(s) testículo(s)

– Veia Aumentada (visível ou palpável)

Tratamento Clínica URO | Varicocelectomia Microcirúrgica

A varicocelectomia microcirúrgica é a cirurgia realizada pelo médico Dr. André Martins para tratar este problema. Realizada com o auxílio de um microscópio, é a forma mais eficaz e moderna para atingir as taxas de sucesso satisfatórias com os menores riscos de efeitos colaterais.

Benefícios da Varicocelectomia Microcirúrgica:

– Preservação das artérias testiculares diminuindo risco de atrofia testicular

– Recidiva 0.5 a 1.0% versus 15 a 35% em outras técnicas

– Menores complicações (menor risco de hidrocele pós operatória)

– Maiores taxas de gravidez espontânea

– A cirurgia para tratar a Varicocele dura cerca de 45 minutos de cada lado, de modo que uma varicocelectomia direita e esquerda deve durar cerca de 1 hora e meia de operação. Este procedimento é normalmente realizado em regime ambulatorial.

–  A recuperação para as atividades diárias ocorre geralmente entre 2 a 3 semanas, mas a maioria dos homens consegue retornar aos trabalhos leves, sem esforços, em 24 a 72 horas.