Urooncologia (Câncer Urológico)

A área da Urologia que atua com o tratamento de Câncer Urológico pode ser chamada de Urologia Oncológica, Onco-Urologia e Uro-Oncologia. Este segmento da Urologia é responsável pela prevenção, diagnóstico, investigação, tratamento e acompanhamento de tumores malignos do trato urinário, da região genital e da região retroperitoneal. Os médicos Dr. João Batista e Dr. André Martins possuem ampla expertise nessa área, atuando com o acompanhamento dos pacientes em todas as etapas do tratamento.

Tumores malignos de próstata, das glândulas suprarrenais (adrenais), da bexiga, dos rins, dos ureteres, dos testículos, das vesículas seminais e do pênis são classificados como Cânceres Urológicos e devem ser acompanhados por um médico Urologista. Este tipo de doença é comum em homens e mulheres, sendo mais recorrente em adultos e idosos.

Os tumores malignos do sistema urinário e genital raramente apresentam sintomas nos seus estágios iniciais, por isso a necessidade de exames de rotina para a prevenção e, se necessário, tratamento em um estágio inicial.

Principais sintomas do Câncer Urológico:

– Sangue na urina;

– Sensação de dor ou queimação ao urinar;

– Necessidade de urinar com frequência, principalmente durante a noite, são sintomas comuns dos cânceres de bexiga, rim e próstata.

– Febre, perda de peso inexplicável, fadiga e dor lombar são comuns em casos de câncer de rim;

– Alteração no fluxo da urina é um sintoma comum em câncer de próstata. Alguns pacientes podem ter dificuldade em iniciar ou parar de urinar;

– Dificuldade em conseguir uma ereção é comum em casos de pacientes com câncer de próstata;

– O câncer de testículo frequentemente se apresenta como um aumento ou inchaço do testículo, dor no escroto e / ou dor na virilha, nas costas ou na parte inferior do abdômen.

Diagnóstico do Câncer Urológico:

Consultas de rotina com avaliação do paciente como um todo, histórico de doenças e histórico familiar são essenciais para diagnosticar Cânceres Urológicos.

Em relação ao Câncer de Próstata, a importância da prevenção e diagnóstico precoce reside no fato de que este tipo de câncer é um dos mais comuns e por este motivo é o grande protagonista da campanha anual – Novembro Azul.

Com o modelo atual de vigilância e screening, detectamos a maioria dos casos de Câncer de Próstata ainda no início, com alta taxa de cura através do tratamento cirúrgico.

Prevenção e tratamento do Câncer Urológico:

Felizmente o Câncer Urológico possui grandes chances de cura, especialmente em pacientes com diagnóstico precoce. Atualmente grande parte dos casos é tratado com cirurgia, e as técnicas minimamente invasivas são amplamente utilizadas com excelentes resultados.