Uroginecologia (Urologia para Mulheres)

A Uroginecologia é uma subespecialidade da Urologia, na qual o médico se especializa na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas urinários e alterações de assoalho pélvico (prolapsos) nas mulheres. A Uroginecologia é um dos principais focos do Dr. João Batista na Clínica URO.

Embora esta especialidade tenha grande importância para a saúde feminina, boa parte da população desconhece esta informação, o que impacta na baixa taxa de mulheres que se consultam regularmente com um médico urologista. Este fator impacta diretamente em diagnósticos tardios e dificuldade no tratamento de patologias.

Importante salientar que mulheres podem sofrer com problemas urinários muito mais do que os homens e isso pode vir à tona em qualquer fase da vida. Entretanto, os cuidados devem ser redobrados especialmente na fase da menopausa.

Principais doenças relacionadas à Uroginecologia:

• Bexiga Hiperativa: transtorno conhecido como uma vontade urgente e incontrolável de urinar
  • Incontinência Urinária de Esforço: essa doença é caracterizada pela perda involuntária de urina aos esforços, como rir, tossir e espirrar.
  • Cistite Intersticial: conhecida também como síndrome da bexiga dolorosa.
  • Infecção Urinária ou Cistite: essa doença é muito conhecida, pois é caracterizada pela invasão de microorganismos na bexiga, causando ardência para urinar, vontade ir ao banheiro com muita frequência, sangue na urina e outros.
  • Pedra nos Rins: a formação de cálculos nos rins ocorre por várias causas, desde beber pouca água (causa mais comum) até problemas metabólicos que interferem na eliminação de algumas substâncias pelos rins.

Sintomas de doenças Uroginecológicas:

As infecções (cistites) e incontinência urinária (perda de urina) são problemas que afetam ambos os sexos e o médico urologista é o mais indicado para auxiliar no tratamento e recuperação. Além disso, existem problemas urológicos próprios das mulheres, como os prolapsos genitais (“bexiga caída”), que causam imenso desconforto e também são tratadas pelo urologista

Diagnóstico de doenças Uroginecológicas:

Além de exames realizados em laboratórios, o diagnóstico de doenças urológicas femininas podem ser feitos através da Ultrassonografia das Vias Urinárias e de exames de Urodinâmica, ambos realizados na Clínica URO.

Prevenção e Tratamento de doenças Uroginecológicas:

Muitas doenças do trato urinário podem demorar a serem diagnosticadas ou submetidas a um tratamento paliativo, se não houver a interferência do urologista. Por isso, é fundamental conscientizar sobre a importância da Urologia Feminina e incentivar a procura por esse atendimento médico quando a mulher ainda está na puberdade.