Hiperplasia Prostática Benigna

A Hiperplasia Prostática Benigna ou Aumento Benigno da Próstata é uma condição onde ocorre o crescimento da próstata e provoca compressão progressiva do canal pelo qual passa a urina ( comprime a uretra), assim dificultando a passagem da urina e causando a retenção urinária. Atinge cerca de 25% dos homens na faixa dos 40 aos 49 anos e cerca de 88% dos homens aos 90 anos de idade.

Principais sintomas do Aumento de Próstata:

– Fluxo urinário fraco e fino;

– Demora para iniciar o fluxo de urina;

– Gotejamento importante ao final da micção;

– Interrupção do jato de urina durante micção, sendo necessário “fazer força” para reiniciá-lo;

– Vontade de urinar frequente, havendo sensação de não ter esvaziado completamente a bexiga;

– Vontade súbita e intensa de urinar;

– Dor ao urinar;

– Acordar algumas vezes à noite para urinar;

– Sangramento na urina;

– Incapacidade de esvaziar a bexiga.

Diagnóstico do Aumento de Próstata:

• Exames de sangue, como PSA
  • Toque retal
  • Urofluxometria (exame realizado na Clínica URO)
  • Ultrassonografia de vias urinárias (exame realizado na Clínica URO)

Tratamento do Aumento de Próstata:

– Pacientes com sintomas leves devem ser acompanhados com toques retais e determinações periódicas do PSA. Quando os sintomas são mais intensos, com dor, sangue na urina e infecções frequentes, é necessário discutir com o urologista qual a opção de tratamento mais adequada, levando em consideração as necessidades particulares do indivíduo.

– Os medicamentos costumam ser a primeira opção de tratamento. Quando eles não surtem efeito, deve-se cogitar o procedimento cirúrgico.

Saiba mais: #Prevenção #VEMPRAURO