Exame de Ultrassonografia de Vias Urinárias

A ultrassonografia  das vias urinárias, também conhecido como ecografia do aparelho urinário, é um exame de imagem não invasivo utilizado na avaliação dos órgãos dessa região do corpo, como os rins, os ureteres, a bexiga e, no caso dos homens., a próstata. Este exame pode fazer o diagnóstico de malformações anatômicas, refluxos, presença de cálculos ou tumores.

Na Clínica URO contamos com todos os aparelhos e equipamentos necessários para a realização deste exame.

Principais doenças e sintomas relacionados ao exame de Ultrassonografia de Vias Urinárias:

• Infecção urinária;
  • Alterações na parede da bexiga;
  • Alterações no tamanho ou estrutura renal;
  • Identificar pedras, cistos ou obstruções nos rins;
  • Cálculos renais, também conhecidos como pedra nos rins;
  • Insuficiência renal;
  • Doença policística renal (excesso de cistos);
  • Órgãos reduzidos.
  • Aumento benigno da próstata
  • Câncer de bexiga, rim e ureter

• Na ultrassonografia do aparelho urinário o profissional responsável desliza o transdutor sob o abdômen, com a ajuda de um gel. O paciente permanece durante todo o procedimento deitado sob a maca. As ondas de som emitidas pelo aparelho são transformadas em imagens, acompanhadas em tempo real durante a realização do procedimento.
  • O método é seguro, não invasivo e indolor, não utiliza nenhum tipo de radiação e nem gera efeitos colaterais. Também não possui reações ou contra indicações. O resultado da ultrassonografia das vias urinárias é imediato.