Na Clínica URO possuímos equipamentos próprios para a realização de exames urológicos: Exames de Urodinâmica, Ultrassonografia de Vias Urinárias, Cistoscopia e Biópsia de Próstata.

Exame de Urodinâmica

A avaliação urodinâmica ou estudo urodinâmico é um importante exame que busca registrar alterações relacionadas ao armazenamento e eliminação da urina. Na Clínica URO temos todos os equipamentos para realizar este exame.

A avaliação busca descobrir se a bexiga está cumprindo com a sua função, que é a de armazenar a urina, ajudando a descobrir problemas como a incontinência urinária, ou seja, a falta de capacidade de controlar o momento de urinar. O exame é feito em mulheres e homens com queixa de falta de controle na urina

Esse exame é fundamental para definir o tratamento que será recomendado, inclusive quanto a eventual necessidade de cirurgias.

• O exame tem duração de aproximadamente 1 hora e consiste na introdução de pequenas sondas com gel anestésico no interior da bexiga e no ânus da paciente.
  • O exame geralmente não provoca dor, apenas um pequeno desconforto.
  • Essas sondas são conectadas a um equipamento computadorizado para medir a pressão no interior da bexiga e enchimento como soro fisiológico.
  • Durante o exame o paciente deve indicar o que está sentindo com relação ao enchimento da bexiga e também pedir para tossir, fazer força com a barriga e mudar de posição.
  • O exame urodinâmico é contraindicado no caso de haver infecção. Essa situação deverá ser avaliada previamente.

Principais doenças e sintomas relacionados ao Exame de Urodinâmica:

• Traumatismos vértebro-medulares;
    • Bexiga Neurogênica;
    • Infecções urinárias de repetição;
    • Doenças neurológicas;
    • Hiperatividade vesical; Bexiga Hiperativa;
    • Incontinência urinária de Esforço ou Urgência;
    • Incontinência Urinária após Prostatectomia (cirurgia para retirada da Próstata);
    • Retenção urinária.

Exame de Ultrassonografia de Vias Urinárias

A ultrassonografia  das vias urinárias, também conhecido como ecografia do aparelho urinário, é um exame de imagem não invasivo utilizado na avaliação dos órgãos dessa região do corpo, como os rins, os ureteres, a bexiga e, no caso dos homens., a próstata. Este exame pode fazer o diagnóstico de malformações anatômicas, refluxos, presença de cálculos ou tumores. Na Clínica URO contamos com todos os aparelhos e equipamentos necessários para a realização deste exame.

• Na ultrassonografia do aparelho urinário o profissional responsável desliza o transdutor sob o abdômen, com a ajuda de um gel. O paciente permanece durante todo o procedimento deitado sob a maca. As ondas de som emitidas pelo aparelho são transformadas em imagens, acompanhadas em tempo real durante a realização do procedimento.
  • O método é seguro, não invasivo e indolor, não utiliza nenhum tipo de radiação e nem gera efeitos colaterais. Também não possui reações ou contra indicações. O resultado da ultrassonografia das vias urinárias é imediato.

Principais doenças e sintomas relacionados ao exame de Ultrassonografia de Vias Urinárias:

• Infecção urinária;
  • Alterações na parede da bexiga;
  • Alterações no tamanho ou estrutura renal;
  • Identificar pedras, cistos ou obstruções nos rins;
  • Cálculos renais, também conhecidos como pedra nos rins;
  • Insuficiência renal;
  • Doença policística renal (excesso de cistos);
  • Órgãos reduzidos.
  • Aumento benigno da próstata
  • Câncer de bexiga, rim e ureter.

Biópsia de Próstata

Uma biópsia é um procedimento cirúrgico no qual se colhe uma amostra de tecidos ou células para posterior estudo em laboratório, tal como a evolução de determinada doença crônica. Uma biópsia é frequentemente usada para diagnosticar se a lesão é benigna ou maligna.

A Biópsia de Próstata é um exame realizado quando o valor do exame laboratorial PSA encontra-se elevado ou quando são detectadas alterações no tamanho ou forma da próstata, durante o toque retal. O principal objetivo é diagnosticar ou afastar a hipótese de câncer de próstata.

Na Clínica URO estes exames são realizados no consultório pelos médicos Dr. João Batista e Dr. André Martins.

• O procedimento é realizado no consultório, com a realização de anestesia local para garantir o mínimo desconforto, com o paciente posicionado deitado de lado, com as pernas dobradas. Em seguida, o médico realiza uma avaliação da próstata e a introdução de um aparelho de ultrassom para guiar o dispositivo que coleta pequenos fragmentos da próstata. O procedimento leva cerca de 20 minutos.
  • Após a realização da biópsia da próstata, o paciente deve tomar os antibióticos receitados, fazer uma dieta branda nas primeiras horas, evitar esforço físico nos 2 primeiros dias.

Exame de Urodinâmica

• O exame geralmente não provoca dor, apenas um pequeno desconforto.

Principais doenças e sintomas relacionados ao Exame de Urodinâmica:

• Traumatismos vértebro-medulares;
    • Bexiga Neurogênica;
    • Infecções urinárias de repetição;
    • Doenças neurológicas;
    • Hiperatividade vesical; Bexiga Hiperativa;
    • Incontinência urinária de Esforço ou Urgência;
    • Retenção urinária.

Exame de Ultrassonografia de Vias Urinárias

• Infecção urinária;
  • Alterações na parede da bexiga;
  • Alterações no tamanho ou estrutura renal;
  • Identificar pedras, cistos ou obstruções nos rins;
  • Cálculos renais, também conhecidos como pedra nos rins;
  • Insuficiência renal;
  • Doença policística renal (excesso de cistos);
  • Órgãos reduzidos.
  • Aumento benigno da próstata
  • Câncer de bexiga, rim e ureter.

Biópsia de Próstata