Back to top

Biópsia de Próstata

Uma biópsia é um procedimento cirúrgico no qual se colhe uma amostra de tecidos ou células para posterior estudo em laboratório, tal como a evolução de determinada doença crônica. Uma biópsia é frequentemente usada para diagnosticar se a lesão é benigna ou maligna.

 

A Biópsia de Próstata é um exame realizado quando o valor do exame laboratorial PSA encontra-se elevado ou quando são detectadas alterações no tamanho ou forma da próstata, durante o toque retal. O principal objetivo é diagnosticar ou afastar a hipótese de câncer de próstata.

 

Na Clínica URO estes exames são realizados no consultório pelos médicos Dr. João Batista e Dr. André Martins.

 

Orientações aos Pacientes:

 

  • O procedimento é realizado no consultório, com a realização de anestesia local para garantir o mínimo desconforto, com o paciente posicionado deitado de lado, com as pernas dobradas. Em seguida, o médico realiza uma avaliação da próstata e a introdução de um aparelho de ultrassom para guiar o dispositivo que coleta pequenos fragmentos da próstata. O procedimento leva cerca de 20 minutos.
  • Após a realização da biópsia da próstata, o paciente deve tomar os antibióticos receitados, fazer uma dieta branda nas primeiras horas, evitar esforço físico nos 2 primeiros dias.

 

Saiba mais: #Prevenção #VEMPRAURO #CâncerUrológico #NovembroAzul