A importância do médico Urologista

O urologista é o médico responsável pelo tratamento dos problemas relacionados ao trato urinário de homens e mulheres e genital dos homens.

Todo urologista obrigatoriamente teve a formação como médico, especialização (residência médica) em cirurgia geral e especialização (residência médica) em urologia. São onze anos de estudos para habilitá-lo a tratar clinicamente ou cirurgicamente estes problemas. A urologia apresenta interface com praticamente todas as especialidades médicas.

O médico urologista normalmente atende pacientes em consultório, acompanha pacientes internados, realiza cirurgias e exames diagnósticos. Tradicionalmente, o médico urologista assume importante papel na realização de exames preventivos e check-up para os homens. O urologista trata dos problemas nos rins, ureteres, bexiga, uretra, próstata, adrenais, testículos, epidídimos e pênis.

Há uma enorme quantidade de doenças tratadas pelo urologista, em homens e mulheres de todas as idades, incluindo infecções, inflamações, tumores, cálculos, incontinência urinária, infertilidade, entre outras.

Quem deve ir ao Urologista?

As doenças urológicas acometem ambos os sexos e se distribuem entre todas as faixas etárias, das crianças aos idosos.

A partir de que idade deve-se ir ao Urologista?

O ideal é que as consultas se iniciem durante a pré-adolescência, fase na qual o médico avalia o desenvolvimento dos órgãos reprodutores masculinos. Durante a fase adulta, as consultas têm o objetivo de fazer um acompanhamento geral de saúde, realizar exames preventivos e prevenir doenças sexualmente transmissíveis.

A partir dos 40 anos, a consulta se torna ainda mais importante, pois é após essa faixa etária que acontece a maioria dos casos de câncer de próstata.

Quando devo procurar um Urologista?

Quando o paciente, independente do sexo, apresentar dores:

• Dor na região lombar: pode indicar problemas nos rins, como cálculo renal, pielonefrite ou tumor;
  • Dor abdominal: pode sugerir infecções, cálculo renal e, até mesmo, um tumor;
  • Alguns sintomas urinários gerais podem indicar a presença de infecção, inflamação, lesões renais ou, até mesmo, um tumor. Em homens e mulheres:
    • desconforto ao urinar;
    • Gotejamento;
    • incontinência urinária;
    • presença de sangue na urina;
    • aumento da frequência urinária diurna e noturna;
    • diminuição do fluxo urinário.

Quando homens apresentarem:

• Dor no pênis: pode sinalizar infecções, traumas e DST’s
  • Dor nos testículos ou no epidídimo: é um alerta para varicocele, inflamações, cisto ou tumor;

Quando há sinais de infecções e outros problemas no sistema reprodutor masculino, os sintomas que indicam a necessidade de procurar um urologista são: Impotência Sexual; Ejaculação precoce; diminuição da libido sexual; desconforto durante a relação sexual; ausência de orgasmo; sangue no esperma; verrugas penianas.

Deseja saber mais informações?

Estamos localizados na Rua Getúlio Vargas, número 500 – Sala 305 em Concórdia – SC. Para agendar consultas, nosso telefone é (49) 3442-4314 e WhatsApp (49) 98831-7107. Se preferir, envie-nos um e-mail para contato@clinicauro.comAtendimentos Particulares e através dos Convênios (UNIMED, BRF, CDL, PAS, SEMAS, CISAMAUC, ASAPREV).

Faça um Comentário: